Uma dor que pode parecer passageira tem chances de se tornar um transtorno mais grave se não for tratada. A dor tem causas e intensidades variadas e é uma das queixas que mais levam os pacientes a recorrerem à fisioterapia. É necessário se atentar às reações do nosso corpo e ter atenção redobrada na nossa rotina, hábitos e má postura, por exemplo.
Os locais mais comuns para o surgimento das dores musculares são o pescoço, as costas, pernas e até mesmo as mãos. Não raro, os pacientes relatam uma dor limitante e, nestes casos, recomenda-se a fisioterapia domiciliar, assim, o paciente pode receber o seu tratamento em casa e evita passar por outros fatores estressantes como o trânsito, por exemplo.
Principais causas das dores musculares:
As dores musculares podem acontecer devido diversas situações e a intensidade da dor varia de acordo com o local, causa e sintomas.
Má postura
A má postura é uma das principais causadoras de dores musculares na região das costas. É necessário ter atenção quanto à postura correta e é recomendável uma pausa a cada duas horas, em atividades que exigem posturas estáticas, para se movimentar.
Posição de dormir
O sono é muito importante para o seu bem-estar durante o dia. Então, escolher um colchão e um travesseiro no qual você se sinta confortável é fundamental. É importante também ficar atento à postura durante o sono.
Esforço excessivo
Quando iniciamos um esporte ou realizamos alguma atividade que o corpo não está adaptado é comum aparecerem dores musculares. Se a dor não desaparecer em alguns dias pode se instalar um quadro de "trigger points" ou pontos gatilhos que são nódulos musculares que provocam dor. O tratamento, através da fisioterapia, é bastante eficaz e após resolução da dor é necessário adaptar as atividades do cotidiano e aumentar a força muscular para o problema não retornar.
Quando procurar ajuda?
A dor é a principal manifestação de que algo não está bem e é quando as pessoas decidem buscar por ajuda profissional. É de extrema importância não negligenciar a dor. Desta forma, não é recomendado a automedicação e que o paciente busque ajuda profissional, pois, muitas vezes a dor muscular pode camuflar doenças como a fibromialgia, por exemplo. A fibromialgia é síndrome, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono e dores de cabeça.
Fisioterapia como aliada no tratamento
É importante esclarecer que apenas um profissional poderá indicar qual a causa das dores musculares e definir qual o melhor tratamento para cada paciente de acordo com o diagnóstico.
Fisioterapia
A Fisioterapia é um dos tratamentos mais efetivos na resolução de dores musculares, seja ela causada por fatores já citados aqui ou outras causas, a exemplo dos atletas, que devido à alta intensidade de atividade física, é comum resultar em lesões ou dores musculares. O tratamento fisioterápico atua na reabilitação e prevenção das disfunções, colocando um fim nas dores, através de recursos como a terapia manual.
Se identificou com os sinais apresentados neste post? Envie uma mensagem para nós e tiraremos todas as suas dúvidas. Lembrou de algum amigo ou familiar que geralmente reclama de dores musculares? Compartilhe esse texto com ele.
Commentaires